quinta-feira, 16 de junho de 2016

Mecflix: as aulas na sua tela

Você provavelmente já ouviu falar ou assistiu à uma vídeo-aula, não é mesmo? Agora, os interessados nesse tipo de conteúdo têm mais uma plataforma para acessar. Em abril, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Mecflix (o nome é uma brincadeira com Netflix – um dos maiores serviços de transmissão online, ou streaming, de vídeos no mundo), que reúne aulas sobre português, história, literatura, matemática, ciências e outras disciplinas. O site está ligado ao projeto Hora do ENEM, que pretende reunir conteúdos para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.
Caso esse não seja o seu caso, o Mecflix continua sendo bastante útil. Você pode usar as aulas para se preparar para concursos públicos ou indicar para seus alunos.
Para acessar a plataforma, é preciso fazer um cadastro gratuito. No ambiente, é possível salvar seus vídeos favoritos, montar playlists, dar nota para o material, fazer anotações nos vídeos e compartilhá-los com seus amigos.
As aulas podem ser buscadas conforme as áreas de conhecimento da prova do ENEM (Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias) ou pelas disciplinas. O material foi produzido por empresas como Geekie Game, Descomplica, FGV, Kroton e QG do Enem, e existe a possibilidade para que novos interessados enviem seus vídeos para serem disponibilizados na plataforma.
Veja alguns exemplos do que você vai encontrar por lá:
Quem nunca passou (ou está passando) por aquela fase em que as famosas equações do segundo grau parecem ser, literalmente, o maior dos seus problemas? Em apenas 10 minutos esse vídeo ensina como resolvê-las.
Nos textos, no ENEM e na vida estamos sempre argumentando. Mas, apesar de fazer parte do nosso cotidiano, o conceito às vezes fica um pouco confuso em nossas cabeças. Esclareça suas dúvidas no vídeo.
Também tem muito conteúdo de física no Mecflix! Por meio de ilustrações e imagens, nesse vídeo você aprende sobre a velocidade relativa do som em sólidos, líquidos e gases.
Em épocas de tantas discussões e reviravoltas na política nacional, é interessante entender a origem dos atuais partidos.
Bem, pessoal, espero que tenham gostado da dica. Não se esqueçam de compartilhar o post com os alunos que realizarão a prova do ENEM e com amigos interessados.
Fonte: BERNARDO, Nairim. Mecflix: as aulas na sua tela. Revista Nova Escola. Acesso em 16/06/2016

Nenhum comentário: