As crianças demonstram competências já nos primeiros anos de vida.
Com a fala da mãe que vai dando significado as necessidades da criança ela começa a ser introduzida no contexto social que está inserida.
Desta forma são incorporados ao mundo da criança os diferentes elementos que compõe a sociedade: valores, conceitos,tecnologia, cultura e ciência!
Ao crescer e ser exposta aos diferentes meios de comunicação começa a ampliar o seu universo e sua visão de mundo. Neste momento a televisão, a escola e a sociedade passam a ter influência significativa na criança.
Os meios de comunicação de massa que conteúdos vem sinalizando?
• Jeitos de ser dos adultos, excesso de propaganda para o consumo exagerado e para o acesso a objetos que não são próprios para a infância ?
• Quais são as representações e expressões corporais das crianças construídas a partir da mídia ?
• Pais acabam reforçando os comportamentos da comunicação em massa! Sofrem a mesma influência?
Podemos perceber esta influência de diferentes maneiras:
• No modo de vestir e conversar, nos valores e desejos.
• Nas atividades artísticas do teatro e da dança, quais os personagens que a criança personaliza, sua forma de se comunicar.
• As escolhas que a criança faz podem ser comparadas a um espelho mágico, através das quais ela percebe e recria suas representações do sistema cultural em que está inserida, advindos principalmente da escola e da mídia.
• Os educadores utilizam o desenho como estratégia para observar esta influencia. As crianças através dos seus desenhos representam os seus conceitos adquiridos pelos meios de comunicação.
Nossa reflexão de hoje é propor que se observem melhor quais são estas representações e se elas são próprias para as crianças. Se suas manifestações são puramente imitações. E onde fica o imaginário, a fantasia e a criatividade própria da criança?
Bernadete Wolff Cisz
Fonte: http://www.zigzigzaa.com.br/espaco-da-pedagoga/ (29 de agosto de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário