Programas

GCOMPRIS 

Software com diversas atividades educacionais



GCompris é um pacote de atividades educacionais que ajudarão a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças entre 2 e 10 anos de idade. São inúmeras atividades diferentes que auxiliarão na educação de seus filhos, através de brincadeiras e orientações lúdicas.

Atividades

Este software possui divididas em diversas categorias, de forma a melhor organizar cada uma delas.  As categorias existentes são: Descoberta do computador (digitação simples, mouse, etc.), Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória), Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos), Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos).


Além das quatro categorias citadas, este aplicativo possui ainda outras quatro, que são Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração), Puzzles (quebra-cabeças diversos), Atividades de Leitura e, por fim, Jogos de Estratégia.

As estrelas ao lado de cada atividade significa a idade recomendada de tal exercício. As estrelas simples significam atividades para crianças entre 2 e 6 anos. As com estrelas complexas, são para crianças com mais de 6 anos de idade.

Apesar de ser um aplicativo de código aberto (open source), o GCompris possui limitações nesta versão gratuita. Para acessá-lo em sua totalidade é necessário realizar o pagamento.



Download Gcompris (português): http://gcompris.net/index-pt_BR.html

Download Gcompris (inglês): http://gcompris.net/index-en.html



Criando animações com SCRATCH


O Scratch é uma linguagem de programação que possibiita crianças e adultos criarem jogos, simulações e animações.

Para isso, ele trabalha com um ambiente interativo no qual é necessário haver muita criatividade e inteligência pelo usuário, para que possa criar seus próprios trabalhos de animação. A criança aprende brincando com Scratch, um programa desenvolvido pelo laboratório de mídia da conceituada instituição de pesquisa norte-americana, o MIT. Assim, através de um sistema inovador que introduz noções de programação, matemática e lógica, várias capacidades podem ser testadas e posteriormente desenvolvidas. Para compor a criação, é necessário combinar fotos, desenhos, fundos e até sons, através de um modelo de programação baseado em scripts simples. E, apesar de requerer uma boa dose de raciocínio lógico, os elementos básicos já vem prontos para usar, bastando ligar as peças do "quebra-cabeça", para, depois, visualizar os resultados. O programa está parcialmente traduzido para o português, o que ajuda na sua operação sensivelmente, pois é necessário entender bem os comandos para que eles possam ser aplicados. Além disso, para aprender a usar o Scratch, existe uma grande variedade de documentação online a seu respeito, incluindo guias e até vídeos explicativos.

Acesse o site para fazer o download: http://scratch.mit.edu/ ou 

http://download.scratch.mit.edu/ScratchInstaller1.3.1.exe (Versões em Português)





EVERNOTE


Evernote é um aplicativo que serve para uma organização completa, funcionando como uma agenda para imagens, anotações e outros arquivos.

Ele pode ser um ótimo assistente para todas as horas e permite a criação de notas rápidas, lhe dando o direito de deixar tudo devidamente separado por meio do sistema de “cadernos” existente.

Além disso, o serviço é colaborativo, ou seja, você pode compartilhar tanto as suas anotações quanto os seus cadernos com outras pessoas que também o utilizem. Para completar o pacote, o aplicativo é multiplataforma, contando com versões para o Windows, Windows 8, Mac, iOS, Windows Phone e de navegador.

O uso do programa requer a criação de uma conta – ação que pode ser concluída diretamente na sua tela inicial.



O programa traz uma interface moderna e com uma organização focada na facilidade de uso, mas sem abrir mão em momento algum da elegância. Além disso, o aplicativo suporta praticamente tudo o que você precisa, desde uma nota “escrita à mão” até uma fotografia ou uma lista com marcadores, para que você não se perca nas tarefas.

Uma vez que você tenha um caderno montado, basta clicar nele para inserir as notas. Essa tarefa pode ser feita através do botão disponível na barra de ferramentas ou da seta ao lado dele para já escolher o tipo de arquivo que você precisa. Com o Evernote, é possível criar itens de áudio, tirar fotografias, anexar arquivos, fazer capturas de tela ou montar uma nota de tinta.

Acesse: https://evernote.com/intl/pt-br/ 


Hot Potatoes - Programa de Autoria (Crie atividades e aplique no laboratório de informática)
 




Hot Potatoes é um programa que contém um pacote de seis ferramentas ou programas de autor, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Informática e Média da Universidade de Victoria, Canadá.

Estes programas possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios interactivos para a Web. Compatíveis com todas as versões dos browers/navegadores Internet Explorere Netscape e com as plataformas Windows ou Macintosh.


Duas das ferramentas, JMathe JMix, produzem exercícios que permitem clicar-arrastar-soltar, usando o mouse, mas que somente funcionam nas versões mais recentes dos navegadores (IE 5.0 e Netscape6 ou superiores).


O programa aceita caracteres portugueses e pode ser completamente configurado para a nossa língua, assim como quase todos os aspectos do interface (cores, tipo de letra, etc.).


Para se trabalhar com este programa, tudo o que precisamos saber é onde temos de colocar os dados (textos, questões, respostas, imagens, etc.), pois os programas criarão, automaticamente, a página webrespectiva. Posteriormente basta enviar a página ou páginas criadas para o servidor, de forma a serem utilizadas pelos alunos, via internet.


O Hotpotatoes é gratuito para educação, tem no entanto, de se fazer o registo do programa, para isso, basta preencher o formuláriono site do programa.

Clique aqui para fazer o download e instalar em seu computador.


CRIE ATIVIDADES

EdiLim foi desenhado para fazer com que o ensino seja mais fácil para o pessoal de ensino de qualquer instituição educacional.
É uma simples aplicação que não requer instalação. Permitirá que prepare qualquer livro educacional para a sua publicação online e distribuição.
EdiLim estabelece dois conceitos chave para quando começa a edição: cada arquivo é considerado um livro e cada atividade incluída dentro do livro é uma página. Cada uma destas páginas pode ser descritiva ou interativa (jogos, escolha múltipla, preencher os espaços em branco, etc.).
 
 
O programa também permite que arraste e largue o áudio, texto, imagens e ficheiros de animação para fornecer ilustração para as atividades.
Acesse: http://www.educalim.com/ e faça o download deste aplicativo





Inspirar a criatividade dos seus alunos e ajudá-los melhor se lembrar de informações usando AutoCollage para incentivar a aprendizagem verbal e visual. Com AutoCollage, você pode envolver seus alunos de uma forma divertida e criativa, através da rápida criação de uma colagem de imagens. Use-o para se concentrar em temas selecionados, eventos escolares showcase, e muito mais.




Crie uma colagem rápida e fácil


AutoCollage usa rosto e reconhecimento de objetos para criar rapidamente uma colagem de várias imagens. Você escolhe a colagem que encanta você e melhor exibe o conteúdo relevante. Com três cliques fáceis, você abre, selecionar e salvar seus arquivos de imagem, então AutoCollage faz o resto, apresentando suas imagens em uma colagem perfeita.
Use AutoCollage para injetar diversão e criatividade em qualquer situação de aprendizagem:

- Aumentar a participação da classe sobre um tema visualmente estimulante;
- Concepção de conteúdos de ensino para chamar a atenção;
- Criar histórias visuais convincentes sobre assuntos complexos;
- Comente aprendizados e se preparar para opiniões de uma maneira nova e criativa;
- Criar memórias de classe de atividades especiais ou viagens de campo.

Clique na imagem abaixo para fazer o download: 






FORMAT FACTORY - Conversor




"Converta qualquer arquivo de áudio, vídeo e imagem para o formato que você desejar neste programa gratuito!"


O Format Factory é um dos programas mais intuitivos para você realizar a conversão de vídeos, músicas e imagens no seu computador. Sua melhor característica é a facilidade em usá-lo, até mesmo para quem nunca lidou com aplicativos do gênero.


A interface do programa é simples e bonita, com suas funções de conversão distribuídas nas categorias principais. Dentro de cada uma delas, basta escolher o formato do arquivo final desejado, entre dezenas de opções disponíveis. Para facilitar ainda mais, o programa é em português, outro ponto positivo para quem não domina outros idiomas e quer um bom conversor de arquivos.


Para fazer o download do programa, acesse: 

https://formatfactory.br.uptodown.com/windows/download







ATUBE CATCHER

A última palavra para baixar vídeos da internet!


Ele também faz as vezes de um editor, baixando vários vídeos e juntando todos em um único arquivo. O programa é ainda um conversor para os vídeos que você já tem. Ou seja, uma excelente ferramenta para quem quer aumentar e organizar sua coleção de vídeos.


A alternativa definitiva para download de vídeos da internet chegou e pulverizou a concorrência. O aTube Catcher baixa vídeos de dezenas de páginas e ainda pode convertê-los para diferentes formatos logo após o download.


YouTube, Stage6, MySpace, Dailymotion, Megavideo, Google Video, Metacafe, iFilm, Yahoo! Vimeo, esses são apenas alguns exemplos de todos os sites com os quais o aTube Catcher é compatível. 





 

 AUDACITY

Editor e gravador de áudio totalmente gratuito com 
recursos profissionais e vários efeitos.



Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos (com funcionalidades de desfazer/refazer ilimitadas), mixe faixas ou aplique efeitos na gravação — tudo com muita "audácia"!




PHOTO FILTRE

Uma ótima alternativa gratuita para edição de imagens digitais com filtros, seleções vetoriais e muito mais.

Photo Filtre é usado por quem trabalha com edição de imagens e não pode desembolsar a grande quantidade de dinheiro que licenças dos programas do tipo exigem. E, para quem acha que as alternativas gratuitas são muito limitadas, deve conhecer agora mesmo este editor para mudar esse conceito. Ele possui uma série de ferramentas que lhe permitem fazer trabalhos profissionais e não deixam a desejar.




PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.

Principais Características


Filtros


A vasta quantidade de filtros permite qualquer usuário se familiarizar rapidamente com o mundo da edição gráfica, através de ajustes-padrão — como brilho, contraste, saturação e correção de gama — ou de filtros artísticos — aquarela, pastel, pontilhismo, efeito de quebra-cabeças. São mais de 100 filtros diferentes para dar asas à sua criatividade!


Seleções vetoriais


PhotoFiltre usa dois tipos de seleção vetorial. O primeiro usa formas automáticas (retângulo, elipse, triângulo, retângulo arredondado) e o segundo permite formas personalizadas à mão livre ou através de várias linhas para formar um polígono. Cada seleção pode ser salva em arquivos separados, para serem usadas posteriormente.


Barra de ferramentas

A barra é basicamente constituída por ferramentas de desenho como pipeta, cursor, balde de tinta, spray, pincel, carimbo e “varinha mágica”.




Além dos pincéis-padrão (quadrado e circular em diferentes tamanhos), o programa conta com formas variadas (linha curva, folha, estrela, entre outros).

Módulo de máscara


É possível facilmente criar efeitos avançados de contorno ou transparência nas suas imagens, através de máscaras pré-definidas. E você ainda pode se inspirar para criar suas próprias máscaras!


Módulo de automatização


Este módulo permite a aplicação de algumas funções ou correções básicas (conversão, tamanho) a um grupo de imagens, para facilitar o processo de edição de um grande número delas.


Outras funções


O programa também traz diversas outras possibilidades para o usuário, como navegação entre imagens, gerenciamento de extensões específicas, criação de efeitos avançados para textos, produção de contornos e texturas, ajuste de transparência, produção de ícones e combinação de imagens, entre outros.


Para fazer o download do photo filtre, acesse: 
https://photofiltre.br.uptodown.com/windows/download


Como deixá-lo em Português-BR

Para exibir o PhotoFiltre em Português-BR, baixe o arquivo com a tradução clicando aqui. Em seguida, descompacte o arquivo TranslationBR.plg para o diretório do programa (C:\Arquivos de programas\PhotoFiltre\). Pronto, agora é só executar o aplicativo!






PHOTO FUNIA

Faça montagens com suas fotos!




A onda de comunidades sociais e de fotologs incentivou as pessoas a pegarem gosto pela arte da fotografia. Muitas delas até fazem pose ou editam suas fotos no computador para deixar as fotos com um estilo mais profissional. PhotoFunia é um serviço online que permite aos internautas fazerem montagens, através da combinação de suas fotos e de imagens pré-programadas no banco de dados do site.

Não bastasse a gratuidade do serviço, o PhotoFunia não exige nem mesmo cadastro para utilizar suas funções. Talvez seja uma pena que não haja esta opção, pois, infelizmente, não há como armazenar suas imagens no site ou compartilhá-las com os amigos.

Faça as suas montagens


O serviço tem um modo de funcionamento muito simples. Logo na primeira página você escolhe o modelo de foto a ser utilizada. Após isso, basta você clicar em “Browse” e então selecionar uma foto sua ou de algum amigo.

Reconhecimento facial


Apesar da simplicidade, PhotoFunia é um serviço muito inteligente. Ele não permite ao usuário enviar qualquer tipo de foto para o site. O serviço trabalha com uma tecnologia recente que reconhece o rosto na sua foto, e caso você envie uma foto de paisagem, ele avisará que não pode reconhecer nenhuma face na imagem.



Salvando


O site disponibiliza dois modos bem simples para salvar as fotos: o primeiro modo é no tamanho grande e o segundo é uma miniatura para utilizar em comunicadores instantâneos. Ainda há uma terceira tarefa para que você obtenha sua foto, porém, este método publica sua foto no site ImageShack e fornece rapidamente os códigos prontos para utilizar na internet.

Acesse: www.photofunia.com    



PIVOT

Crie animações de bonecos palito ou com elementos básicos num piscar de olhos!

Você já pensou em criar lutas entre bonecos palitos diretamente em animações super leves no formato GIF?




Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças vão se divertir.



Além de criar os tradicionais bonequinhos, use sua criatividade para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.

Como criar minha animação?




Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File > Load Background.



Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!

Exportando a animação


Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.









MAKE A GIF

Crie seus próprios GIFs e compartilhe seus favoritos!


Que tal criar um gif animado, com as imagens que bem entender, sem precisar instalar nenhum programa nem quebrar a sua cabeça? Com o serviço online Make a Gif sua tarefa será bem mais simples. E o melhor de tudo, inteiramente gratuita.

Porém, se você quiser algo mais elaborado vai precisar editar suas imagens em um programa apropriado antes. Por exemplo, digamos que você queira fazer a animação de uma bola em movimento. Primeiro você terá que editar duas ou mais imagens em algum programa que você usa habitualmente, como o PAINT.


Feito isso é só você salvá-las com o mesmo tamanho. Se você estiver trabalhando com mais de três imagens é interessante numerá-las para não se perder depois. Com as imagens prontas basta acessar o site e fazer o upload de cada uma delas, na ordem que você desejar.




Acesse através do link:
http://www.makeagif.com/







Criando um AVATAR

Em informática, avatar é a representação visual de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem.


Solte a sua imaginação para criar o seu AVATAR:

Minijogos - http://www.minijogos.com.br/avatares





 

Nenhum comentário: