domingo, 1 de setembro de 2019

Conheça as lendas do folclore brasileiro



Folclore Brasileiro é famoso por seus personagens como Saci-pererê, Curupira, Iara, Boitatá, Mula-sem-cabeça, Lobisomem entre outros, cada personagem traz consigo uma enorme riqueza cultural, a começar com as características da região brasileira em que surgiu em meio a histórias contadas por nossos pais, avós, bisavós... as quais também contaremos aos nossos filhos e netos.

Durante o mês de agosto vamos relembrar e conhecer alguns personagens e lendas do nosso folclore, acompanhe!


Vamos conhecer algumas destas famosas lendas?

Saci Pererê - Das Minas Gerais, os Saci é representado por um menino negro de uma perna só, que vive por ai pulando e fumando seu cachimbo, além disso o Saci sempre está usando seu gorro vermelho. O saci adora aprontar travessuras, como acordar pessoas,  fazer nó na crina dos cavalos, queimar comida.



Curupira - Curupira é um protetor da mata e dos animais selvagens, costuma aparecer nas noite de lua cheia, há quem diga que o curupira é o duende brasileiro. No geral o curupira é pequeno, tem cabelos grandes e pés virados ao contrário.



O Boto - De acordo com a lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa. Com um poder especial, consegue se transformar num lindo jovem vestido com roupa social. Ele usa um chapéu para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.



Iara A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.



Matinta Perera - Trata-se de uma senhora que a noite se transforma em um pássaro agourento que pousa sobre os muros e telhados das casas e se põe a assobiar e só para quando o morador, já muito enfurecido pelo estridente assobio, lhe dá algo para que pare.




Nenhum comentário: