quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Pontilhismo

Os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental estão aprendendo a criar imagens com pontos, essa técnica na área das artes é denominada de Pontilhismo.
O pontilhismo caracteriza-se por ser uma técnica em que pequenas manchas, pontos, justapostos provocam uma mistura óptica nos olhos do observador.

Esta técnica baseava-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justaspostas e não entremescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.

A técnica de utilização de ponto coloridos justapostos também pode ser considerado o ponto máximo do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do homem para representar a natureza.

Georges Seurat (1859-1991), foi aquele que pode considerar o iniciador desta corrente artística - divisionismo. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.


Para aprimorar o uso desta técnica, há disponível na Internet uma atividade que passa a ideia do pontilhismo, seja pelo preenchimento de uma das imagens ou criando uma figura.

Acesse, e solte a sua imaginação, cria um coração,

uma flor, um carrinho, um foguete, a carinha do Bob Esponja....

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, professora Karla, adorei esse jogo, é muito divertido!Ameei!

Beijos virtuais.
De sua aluna Giovanna Lorem- 4 ano D