terça-feira, 3 de abril de 2018

Todo dia é dia de índio

O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo.
A população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito, pois foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos.
Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões.
O modo de vida dos índios é bem diferente do homem, pois vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas, que recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia-a-dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum de cor avermelhada, a beterraba de cor roxa e o azul escuro do jenipapo.
Fonte: www.escolakids.com


Monte um lindo cenário com os índios brasileiros

Fonte: www.smartkids.com.br

Monte o dominó combinando as frutas

Fonte: www.smartkids.com.br

Treine a coordenação motora, pegando todas as frutas que estão espalhadas pela tela. 
Tente adivinhar quais são as frutas que aparecem!

Fonte: www.smartkids.com.br

Os índios também fazem uso de plantas e frutos para ajudar na cura de doenças. Divirta-se neste jogo da memória e descubra quais são os frutos medicinais.

Fonte: www.smartkids.com.br

Ache os pares!

Fonte: www.smartkids.com.br

Organize as frutas na sequencia!

Fonte: www.smartkids.com.br

Escolha um desenho de índio para colorir!

Fonte: www.colorir.com

Vista as crianças para que elas possam brincar de índio.

Fonte: jogos.jogosonlinedemenina.com.br/

Vamos vestir a indiazinha?

Fonte: www.dress-up.com

Descubra o nome das tribos indígenas brasileiras.

Fonte: www.smartkids.com.br

Teste o seu conhecimento!

Fonte: www.smartkids.com.br

Tainá esta se divertindo na mata imitando os sons dos bichos, 
vamos adivinhar qual o bicho típico da amazônia Tainá esta imitando. 

Fonte: http://jogos.jogosonlinedemenina.com.br/

A Indiazinha Tainá precisa de ajuda para conseguir acertar flechas nas frutas para matar a fome. Use o mouse, aponte, segure o botão do mouse para medir a força e solte para acertar as frutas.

Fonte: http://www.jogai.com

Desembaralhe as letras para montar uma palavra do vocabulário indígena. É só arrastar e soltar as letras com o mouse. Mas não marque bobeira: você tem apenas um minuto!

Fonte: http://chc.org.br/multimidia/jogos/indigena/main/

Poca é uma pequena índia que precisa recuperar todos os itens de cada fase. Para isso ela deve contornar cada área da fase, andando ao redor dela e atirando flechas nos inimigos que se aproximarem.

Fonte: http://jogos.jogosonlinedemenina.com.br/


Ajude o novo chefe da tribo a guiar os outros participantes para os locais corretos, ficando atrás deles para amedrontá-los e fazer com que andem pelo cenário, pegando machado e outros objetos para te ajudar sempre que necessário.

Fonte: http://jogos.jogosonlinedemenina.com.br/

Dois indiozinhos precisam se aventurar na floresta para salvar o chefe da tribo.Utilize as setas de direção para movimentar indiazinha e as teclas W, A, S, D para movimentar o indiozinho, pegue todas as chaves que estão espalhadas pelo caminho até chegar onde está o chefe da tribo.

Fonte: http://www.jogai.com


Conheça mais sobre os povos indígenas no Brasil acessando o site:

Nenhum comentário: